Palavras e imagens que enchem o coração – o nosso apoio em Macia
Mensagem do Eng.º César Almeida que partiu em voluntariado durante algumas semanas para Vila da Macia:
“A viagem foi muito significativa para a EPDAH (engenharia para desenvolvimento e assistência humanitária) e para mim enquanto voluntário da mesma associação. No fundo para todos os que abraçam a mesma causa deste projecto: dar as condições mínimas de habitabilidade e valorizar o património arquitectónico construído para melhor servir na educação das crianças desfavorecidas que as Irmãs de Macia apoiam junto da comunidade.
Fiquei muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Sr. Victor e pela motivação das Irmãs (em particular a ir. Celeste) pelo desenvolvimento do projecto na sua globalidade.
O projecto de reabilitação do edifício está a ficar como o sonhado com todo o apoio da associação “Apoio Social – FMNS” com quem a EPDAH tem o privilégio de ser parceira. Foram e são muitos os corações abnegados e generosos que se dedicaram a esta primeira fase do projecto. Contudo, permitam-me dirigir a atenção para quem se entregou de alma ao projecto de forma tão profissional, humilde, sensato e cirúrgico na gestão dos recursos humanos e financeiros junto da comunidade local – o sr. Victor. É obra em dois meses de trabalho devolver ao edifício o carácter arquitectónico de excepção na comunidade como a nobreza da sua função de apoio e desenvolvimento estratégico para o atendimento das crianças mais necessitadas. Parabéns e obrigado à associação pelo apoio que deu ao projecto; Parabéns ao Sr. Victor pelo seu exemplo de abnegação e profissionalismo.
Partilho algumas imagens do projecto que se encontra em fase de acabamentos mas que denota já ser um edifício vivo no contexto urbano de Macia para servir com dignidade a vida futura de todos que nele se abrigarem.
Quanto ao futuro do projecto do internato trabalhou-se já na reabilitação do edifício a montante do que está a ser reabilitado com funções destinadas ao Infantário. O programa e o projecto já estão definidos com o apoio das Irmãs e do sr. Victor nos aspectos construtivos e económicos.
Estou muito contente a todos os níveis. Mas sobretudo por ter o privilégio de conhecer seres humanos que fazem a diferença no modo de construir caminhos para os sentimentos nobres e edificantes acontecerem. Toda a minha gratidão pessoal e em nome da EPDAH.
O voluntário,
César Almeida”
br> br> br>
4 Comentários
Quero reforçar o agradecimento com um abraço de gratidão a quantos colaboraram neste projeto. Não posso deixar de fazer uma referência direta ao Dr. Miguel, que financiou grande parte da obra e nos levou até ao Engº Victor. Louvo e peço a Deus que a todos recompense com cem por um.
Um grande abraço a quantos visitarem o nosso site.
Ir. Adelaie
“Petit a petit l’oiseau fait son nid”. É com orgulho comedido que tenho acompanhado a obra da Macia. Bem hajam as Irmãs, os técnicos e beneméritos que a estão tornando possível.
Mais uma prova do que pode ser feito em prol do bem estar do residentes da Macia.
Estao de parabens as Irmas Franciscanas Missionarias de Nossa Senhora que consiguiram, atraves dos seus benfeitores realizar um dos seus sonhos, para eles um muito obrigado pela vossa generosidade.
Jovem da Macia.
Não tenho palavras. O meu agradecimento a todos os benfeitores. Que o Senhor pica a minha prece fiaria e vos conceda o dobro o que gastaram na reconstrução desta bela obra.
Ir. Maria Celeste